Seja um colaborador

O site AUTOCONHECIMENTO.NET.BR tem como objetivo reunir especialistas em diversas áreas do AUTOCONHECIMENTO para compartilhar conteúdo de alta qualidade.

Procuramos pessoas interessadas em investir no projeto em troca de participarem de cursos com desconto ou cortesias. 

Entre em contato com Marcio Okabe (marcio@elementa.com.br - Whatsapp 11 99480-1777) para maiores informações.

Leandro Karnal: O pecado envergonhado a inveja e a tristeza sobre a felicidade alheia

Ver também: Qual a postura ideal do professor - Leandro Karnal

leandro-karnalA maioria das pessoas não admite que é invejosa. Nesta palestra, Leandro Karnal explica de forma didática e esclarecedora como a INVEJA influencia o mundo e as pessoas.

"Inveja é a tristeza pela felicidade dos outros, exultação pela sua adversidade e aflição pela sua prosperidade" Tomás de Aquino

Um palestra imperdível, pois ele dá exemplos claros de como as pessoas não reconhecem que são invejosas. Porém, cita grandes filósofos e personalidades mostrando como a inveja é um dos grandes males da humanidade.

Outro fator característico da inveja é que invejamos alguém próximo. A inveja é uma incapacidade de reconhecer uma falha minha ou reconhecer o próprio fracasso. Inveja vem do latim "invidere" que significa "não ver". 

Um dos pontos principais da palestra é compreender que a inveja é um fator importantíssimo para o autoconhecimento. Ao observarmos a nós mesmos e percebermos quando temos inveja de alguém, é uma oportunidade de nos conhecermos melhor.

Sobre a amizade, ele explica que a amizade verdadeira é aquela na qual o amigo fica feliz pela prosperidade do outro e não apoiar apenas nos momentos de tristeza.

A inveja sempre está associada ao fracasso e o invejoso sempre coloca a culpa do seu fracasso nas outras pessoas.

Tudo passa, portanto os motivos da inveja também passam. Quem inveja está fixo em algo que passa.

Ele cita Mário Quintana "Meus inimigos passarão e eu passarinho.".

Se eu não posso ser melhor em nada, não posso ter um bem permanente - beleza ou dinheiro... a única alegria que tenho é olhar os passarinhos, ou seja, SER FELIZ

"Leandro Karnal é professor, historiador, graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (usp). Leciona há 30 anos, tendo passado por ensino fundamental, médio, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares, universidades variadas e hoje leciona na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha há muitos anos com capacitações para professores da rede pública e publicação de material didático e de apoio para os professores. Pela Contexto publicou como autor, coautor ou organizador Estados Unidos,História da cidadania, As religiões que o mundo esqueceu, O historiador e suas fontes, História na sala de aula e História dos Estados Unidos. Viaja bastante e observa professores e alunos em meios como comunidades indígenas no México, escolas da França, aulas no Norte da Índia, Vietnã e China. Sua meta de vida é ser lembrado como alguém que tentou ser um bom professor. " Fonte: Editora Contexto

 

Procura palestras inovadoras? 

Escolher um bom palestrante é um dos desafios dos organizadores de eventos. Conheças o palestrante Marcio Okabe que atua com Marketing Digital desde 1998 e é apaixonado por Tecnologia na Educação, Empreendedorismo e Inovação. 

Logo-MarcioOkabe-Palestrante-300  

Parceiros de Autoconhecimento