A Teologia do Empreendedorismo
Nos últimos anos tenho visto a exaltação de temas como empreendedorismo, sartups, geração Y, cloud computing, investimento anjo e muitos outros que há muitos anos nem existiam. Sou um empreendedor, mas confesso que fico incomodado com o excesso de valorização do tema. Um dos motivos é que me lembra os anos de 1998/1999 quando fundei uma produtora de sites e achei que ficaria rico, depois veio a crise conhecida como “estouro da bolha da internet” e descobrimos que grande parte do que imaginávamos ser um futuro promissor era ilusão.
O atual pecado é o fracasso financeiro. Na palestra acima, Leandro Karnal mostra que toda teologia necessita de rituais e a adoração de “santos”. Faz uma excelente conexão com a atual literatura de empreendedorismo e a adoração de grandes empreendedores como “Steve Jobs”.
Achei uma excelente perspectiva para diminuir a sobre-valorização nos temas startups, geração Y e busca de investidores anjo. Veja a palestra completa que é mais ampla e fala dos dilemas dos “Velhos e Novos Pecados”.
Os velhos e os novos pecados | Leandro Karnal from instituto cpfl | cultura on Vimeo.
Gostaria de propor uma reflexão para meus amigos empreendedores.
“O seu empreendimento ajuda a aumentar a felicidade dos outros?”
O motivo da minha pergunta é refletirmos se estamos criando empresas para ganhar dinheiro ou para agregar valor ao mundo. Pode parecer utópico, porém acredito que o mundo está caminhando na direção de valorizar mais o ser humano e a sustentabilidade do planeta. Por isso, achei fantástico este conceito da “teologia do empreendedorismo”, pois somente tomando a consciência da “Matrix” que estamos teremos condições de sair dela.
Leitura complementar: