Seja um colaborador

O site AUTOCONHECIMENTO.NET.BR tem como objetivo reunir especialistas em diversas áreas do AUTOCONHECIMENTO para compartilhar conteúdo de alta qualidade.

Procuramos pessoas interessadas em investir no projeto em troca de participarem de cursos com desconto ou cortesias. 

Entre em contato com Marcio Okabe (marcio@elementa.com.br - Whatsapp 11 99480-1777) para maiores informações.

PNL

 “PNL SISTÊMICA - UM INSTRUMENTO PARA A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO”

 

            Desde que entrei em contato com a PNL em 1984, fiquei com a impressão de que esta metodologia poderia colaborar com a Evolução do Ser Humano de uma maneira mais profunda do que vinha fazendo até então. Estudei Psicologia e pude perceber como a PNL tinha encontrado um caminho muito mais simples para o alcance da chamada Excelência Humana.

            Paralelamente a PNL, estudei várias linhas de crescimento como Sufismo; o 4º Caminho de Gurdjieff/Ouspensky; Xamanismo; o ensinamento sobre a Nova Era de Robert Happé (um filósofo holandês que não segue nenhuma linha específica além de meditações) e atualmente venho estudando Cabalá.

            Quanto mais me aprofundo nestes temas, mais compreendo a PNL como um dos instrumentos poderosos que temos para nossa Evolução. Voltarei um pouco no tempo para explicar melhor.

            No início, a PNL ainda estava num estágio mecanicista, ou seja, nos ajudava a trabalhar nossas emoções, a transformar nossa representação interna para que pudéssemos nos sentir melhor e com isso, nosso ego ficava mais inflado... Durante alguns anos o que podíamos fazer com a ajuda da PNL era: desconectar "circuitos mentais" fóbicos; trabalhar e reestruturar comportamentos indesejados, como por exemplo: roer unhas; transformar lembranças desagradáveis; trabalhar comportamentos compulsivos, tornando-os "normais"; desconectar respostas limitadoras ligadas a estímulos vindos do meio ambiente; desbloquear capacidades, entre outras coisas.

            Atualmente esta fase inicial da PNL tem sido chamada por Robert Dilts, um dos principais pesquisadores neste Campo, de “1ª. Geração – a Mente Cognitiva”. 

            A partir de 1987, com a descoberta do trabalho com o Corpo através das chamadas âncoras espaciais, do que foi chamado de “New Code” (Novo Código), se abria um espaço para começarmos a entender outras dimensões além da nossa, a PNL começou a entrar em sua própria Evolução, nos mostrando que as possibilidades de crescimento estavam só no início.

            Este Novo Código trouxe a possibilidade de transformarmos informações na fisiologia, entendendo que estou separando Mente e Corpo apenas didaticamente, como forma de explicação, pois já é sabido que eles formam um Sistema Cibernético, ou seja, atuam ao mesmo tempo, todo o tempo, um mandando informações ao outro e ambos registrando informações percebidas através do Ambiente. 

            Trabalhar com o Corpo ampliou tanto as possibilidades da PNL, que atualmente este momento tem sido chamado de “2ª. Geração - a Mente Somática” e logo em seguida, Robert Dilts, Judith DeLozier e Todd Epstein passaram a chamar seus estudos e pesquisas de PNL Sistêmica, pois estas novas informações estavam cada vez mais diferenciando este método da chamada PNL tradicional, que continua trabalhando apenas a Mente Cognitiva.

            Robert Dilts, para mim, é um dos autores e cocriadores que mais se destacou nos estudos e descobertas da PNL Sistêmica. Através da Teoria do Campo Unificado, da PNL Generativa e do Modelo Tridimensional, Dilts nos demonstrou que fazemos parte de algo muito maior do que nossos cinco sentidos podem perceber e principalmente, que a PNL Sistêmica também pode nos ajudar nestas tantas Dimensões.

            Também a partir deste novo código, Dilts chegou à chamada "2ª Posição", que tem permitido que ele pesquisasse gênios como Einstein, Disney e Seres de Luz como Buda e Cristo. Com estas pesquisas, a PNL Sistêmica avançou mais no campo espiritual e hoje temos técnicas com as quais podemos trabalhar este lado.

            Dilts se uniu com Robert McDonald para escrever o livro "Tools of the Spirit" (Instrumentos do Espírito - ainda não traduzido), onde descrevem como trabalhar inclusive com o chamado lado "sombra". Tanto Dilts quanto McDonald tem se aprofundado cada vez mais no trabalho a Nível Espiritual, nos ajudando a viver com Amor, Compaixão, Harmonia e Sabedoria.

            Dilts também se uniu a outras pessoas: Tim Hallbom e Suzi Smith. Eles têm desenvolvido muitos trabalhos relacionados com a Cura Integral do Ser Humano, com a Saúde em vários Níveis: Físico, Emocional e Espiritual. Através da "Formação em Saúde" - curso desenhado para Master-Practitioners - eles vêm ensinando essas técnicas em todo mundo. Quem faz esta Formação passa a fazer parte da "Comunidade Mundial de PNL em Saúde para o Século XXI". Nesta área já temos resultados significativos de Cura em casos de miopia, astigmatismo, vitiligo, alergias, emagrecimento, vícios, câncer, entre muitas outras doenças.

            Nesta Linha de Pensamento acreditamos que todas as doenças têm fundo emocional, ou seja, que para termos alguma doença física, tem algum desequilíbrio emocional que necessita ser curado, algo que nossa Mente envia como informação ao Corpo através da doença. É o Ser Integral ou Holístico que se Cura. O Brasil é o 5º país no mundo a ter um grupo de terapeutas membros desta Comunidade.

            Quanto mais estes pesquisadores se aprofundam na Cura Integral do Ser Humano, mais eles percebem que fazemos parte de algo maior, que eles deram o nome de Sistema Maior, e que por estarmos conectados, precisamos trabalhar também nossas Relações, e assim surgiu a chamada “3ª. Geração – a Mente de Campo, que se Relaciona”.

            A Física Quântica vem comprovando que somos Seres formados de Energia, que na verdade, tudo é Energia, e a PNL Sistêmica aproveita estes estudos científicos para permitir que nós possamos transmutar o que pode estar limitando nossa Vida também energeticamente falando, ou seja, percebendo que podemos tirar de nossa Energia aquilo que não for nosso.

            Atualmente Dilts vem estudando e aproveitando estudos de outros pensadores, como Richard Moss, criador da Mandala do Ser, instrumento desenvolvido para facilitar o alcance do chamado “Estado Presente”; Gabrielle Roth, autora dos chamados “Cinco Ritmos”, trabalho corporal que visa consciência e presença; e a partir destes estudos, vem desenvolvendo vivências com a PNL Sistêmica que nos ajudam a ficar mais no Tempo Presente, Centrados e Conectados com o que podemos chamar de Essência, de Alma, de Eu Superior ou como cada um queira chamar seu Eu Verdadeiro.

            Após todos estes estudos, continuo entendendo cada vez mais que o que muitas linhas de crescimento chamam de Meditação, a PNL Sistêmica chama de técnica: com o nosso Reimprinting (regressão) podemos resgatar os chamados karmas; com o trabalho de Libertar os Laços com a Sombra podemos equilibrar o Bem e o Mal dentro de nós; com a PNL Generativa podemos deixar bem forte a realidade de que somos parte de algo muito maior que vai muito além da vida física; com a Psicogeografia podemos resolver questões de relacionamento com pessoas de nossa Família, do nosso Meio Social ou Profissional, mesmo que estas pessoas já não façam mais parte da nossa Vida fisicamente e, é claro que estou dando apenas alguns exemplos... 

            Com todos estes caminhos de Transformação Interna, podemos alterar aquilo que nos impede de Sermos Nós Mesmos, ou seja, todos os aprendizados adquiridos no decorrer da Vida através de experiências, da família, da cultura, da religião, da mídia, entre tantas outras formas que temos de captar informações, encontrando com mais facilidade nosso Verdadeiro Eu.

            Por tudo isso, eu considero a PNL Sistêmica como um Instrumento para a Evolução do Ser Humano e fico muito Feliz por ser uma das Facilitadoras deste Despertar... 

 

 

 

Procura palestras inovadoras? 

Escolher um bom palestrante é um dos desafios dos organizadores de eventos. Conheças o palestrante Marcio Okabe que atua com Marketing Digital desde 1998 e é apaixonado por Tecnologia na Educação, Empreendedorismo e Inovação. 

Logo-MarcioOkabe-Palestrante-300  

Parceiros de Autoconhecimento