Seja um colaborador

O site AUTOCONHECIMENTO.NET.BR tem como objetivo reunir especialistas em diversas áreas do AUTOCONHECIMENTO para compartilhar conteúdo de alta qualidade.

Procuramos pessoas interessadas em investir no projeto em troca de participarem de cursos com desconto ou cortesias. 

Entre em contato com Marcio Okabe (marcio@elementa.com.br - Whatsapp 11 99480-1777) para maiores informações.

Mate sua vaquinha

Leia e reflita quantas vezes não aconteceu algo parecido com você. 

A história é sobre dois monges, um aprendiz e outro muito sábio, que foram visitar um sítio bem pobre no qual morava uma família. O monge mais velho falou para o aprendiz que ele deveria fazer o que fosse pedido sem questionar.

Chegando na humilde casa, notaram que a família era composta por um casal e três filhos. Eles estavam mal vestidos e claramente passavam necessidade. O monge mais velho então perguntou para o pai de família o que eles faziam para sobreviver.

Ele respondeu que tinham uma vaquinha que apesar de magrinha, dava o sustento necessário para irem tocando a vida. O monge agradeceu e se despediu da família.

Ao saírem da casa, o monge mais sábio falou para o aprendiz “Pegue a vaquinha e jogue-a do precipício.”

O aprendiz arregalou os olhos e tentou questionar que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela humilde família. Porém, ao perceber o olhar do mestre, cumpriu a ordem a contragosto.

Depois de alguns anos, o monge mais novo ficou com remorso e decidiu voltar ao mesmo sítio para ver o que tinha acontecido com a família. Chegando lá, notou que o jardim estava florido e com vários animais, incluindo diversas vaquinhas.

Ao entrar na casa ele percebeu que tudo havia mudado, porém era a mesma família. Então ele questionou:
- Puxa, percebemos que a vida melhorou bastante para vocês, o que houve?

E o pai de família respondeu:
- Depois que vocês foram embora há alguns anos, a nossa vaquinha caiu do precipício e morreu. Achamos que seria o fim do mundo, mas tivemos que nos adaptar e descobrimos habilidades e competências que não conhecíamos em nós mesmos.

Aquele acidente nos forçou a buscar oportunidades e novas fontes de renda que não havíamos pensado enquanto estávamos satisfeitos com a vaquinha.

Moral da história

Todos nós temos uma vaquinha, porém em alguns momentos é necessário matá-la para abrir espaço para novas oportunidades.

Esta história me marcou bastante, pois percebo que ao longo de mais de 18 anos como empreendedor já matei muitas vaquinhas ao longo do tempo. Às vezes, achamos que estamos fazendo é o "certo" e deixamos de ver novas oportunidades.

E você? Já matou sua vaquinha?

Gostaria muito que comentasse com sua experiência de vida e que "vaquinhas" pretende matar em 2016.

 

Procura palestras inovadoras? 

Escolher um bom palestrante é um dos desafios dos organizadores de eventos. Conheças o palestrante Marcio Okabe que atua com Marketing Digital desde 1998 e é apaixonado por Tecnologia na Educação, Empreendedorismo e Inovação. 

Logo-MarcioOkabe-Palestrante-300  

Parceiros de Autoconhecimento